quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mulher na Labuta


É fato que o número de mulheres, chefes de famílias, só crescem, e que para aumentar a renda familiar, as mulheres estão ao longo da década cada vez mais presentes no mercado de Trabalho. Apesar da participação dos homens ser bem mais expressiva, a taxa de participação feminina só cresce, enquanto que o do homem só cai.

Há uma luta por parte das mulheres por direitos iguais no trabalho. Elas dizem ser dotadas da mesma razão e consciência e querem ter os mesmos salários e benefícios masculinos. E se é pra cobrar que as mulheres trabalhem, pra isso, os homens são feministas.

Mas e quanto aos papéis que Deus criou para nós mulheres?

A Bíblia diz que as mulheres devem ser submissas aos seus maridos, o que isso não significa inferioridade, e sim, que elas satisfaçam a vontade de seus esposos, exceto quando essa vontade contradiz a Palavra de Deus. Que devemos ensinar as mais novas, e usar de muita sabedoria na edificação da casa. Mas nos dias de hoje, parece que a tarefa feminina no lar está trocada e longe do que Deus planejou.

Hoje, as mulheres já ocupam cargos e profissões que antigamente eram tipicamente masculinas. Certo dia, conversando com uma amiga, ela me disse que leu um artigo no jornal, em que uma guarda de trânsito se queixava por trabalhar tantas horas em pé, e já estava cheia de varizes e veias quebradas nas pernas. Mas, e não foi pra isso que se queimou tanto soutien nas ruas? Não queriam igual tratamento?

Quanto à mim, trabalho, mas já me preocupo quanto à educação dos meus futuros filhos. Será que vou dar conta ? Será que terei a coragem de entregá-los a babás? Sempre achei a educação de uma mãe insubstituível...

É triste que a sociedade moderna desdenhe as mulheres que devotam tempo integral à criação dos filhos e ao cuidado do lar, e exalte as mulheres que dão mais importância às suas carreiras profissionais.