segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Imaturidade


"Antes de liderar os outros, lidere a si mesmo."

Lembrei hoje de como é bom trabalhar sem ter chefe. Não precisa prestar contas, você faz o seu próprio horário, não precisa mostrar trabalho. É o sonho de todo brasileiro.

Mas ser liderado tem suas vantagens. Ser bem liderado, quero dizer. Em 2003 trabalhei em uma empresa em que minha chefe tinha lá suas falhas em gerenciar o seu grupo. Ela sempre disputava atenção e popularidade, e eu , com meus 22 aninhos, inocentemente, imaginava que iria aprender muito com ela, afinal ela tinha mais experiência de vida que eu. Bem, pelo ao menos, foi assim que me ensinaram.

No final das contas, ela se preocupava apenas com os seus preferidos, e desmotivava o restante do grupo com suas rixas infantis. Fofocava, vivia alerta em saber quem tropeçava, e ao invés de causar união, causava divisão. Por mais que eu me esforçasse, ela não conseguia ver nada de bom em mim.

Saí de lá, me questionando: Será que a maturidade se dá pela idade ?


"As mulheres mais velhas, sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras,(...) mestras do bem" Tt 2:3

"E que as mais velhas ensinem as mais novas".

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Espiritismo

A Rede de Comunicação do Plin Plin está investindo pesado em programas e novelas sobre o Espiritismo. Só se fala nisso agora! É Novela, é Seriado, é no Fantástico, é no Faustão, em todo lugar! E acredite, o Espiritismo surgiu na França em 1857 e atingiu poucos adeptos, mas aqui no Brasil estima-se que já existem mais de 10 milhões, e tudo isso, graças a Globo!

E por que? Bom, eu acredito que, primeiro, por possuírem líderes religiosos de vida simples, que não estão metidos em escândalos de desvio de ofertas de seus membros, e claro, por propagar uma doutrina que conforta as pessoas que perderam seus "entes" queridos, e parece que voltar a se "comunicar" com eles, consola tais corações.

Bom, mas eu não creio em Buda, nem em Allan Kardec, nem em Maomé... Eu creio, e é em um Deus, que se relacionou com o homem, e que veio a se manifestar muito antes do que qualquer dessas religiões, e que tudo está escrito numa obra com 66 livros! Como alguém consegue crer em outra coisa além da Bíblia, eu não consigo compreender.

Pois bem, o Espiritismo é uma nova filosofia que tem por doutrina a reencarnação, e creem na possibilidade de comunicação do mundo físico com o espiritual, astravés de atividades mediúnicas.
Mas o que a Bíblia fala sobre isso?

Já no início, em Dt 18: 10-12 a Lei dizia: "Não haja no meio quem faça (...) adivinhação, (...) feitiçaria, (...) necromancia, nem magia, nem quem consulte os mortos, pois Deus ABOMINA todo aquele que faz tais coisas."

E Saul sabendo de tudo isso, mandou banir todos os médiuns e videntes de Israel. Mas em I Sm 28, Saul vai se consultar com uma feiticeira, a procura de conversar com Samuel, já morto, e Saul angustiado, quer ouvir de seu profeta sobre que atitude tomar em batalha. E vejam, mesmo tendo mandado matá-los, no desespero, procurou uma feiticeira. Embora tivesse removido o pecado de bruxaria da terra, não a retirou de seu coração. Deus no final das contas o rejeitou, e veja o que está escrito em I Cr 10:13-14, "Assim morreu Saul por causa de sua transgressão, (...) e por consultar uma adivinha (...)"

E no N.T., Paulo afirma que dentre as obras da carne, está a feitiçaria, e coisas semelhantes a esta, e os que praticam tais coisas, não herdarão o Reino de Deus ( Gl 5: 19-20).

Pois é, mas tem gente que se pergunta sobre o que acontecerá com a alma após a morte. Realmente o fim da morte física não significa dizer que o mesmo acarrete em um fim a morte espiritual. Em Hb 9: 27, está escrito: "E como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo (...)". O que a Palavra de Deus diz é que não deverá haver comunicação entre os que já "dormem" e os que ainda estão vivos.

E não vejo texto que sirva melhor como consolo pelos que já morreram, e a esperança que devemos colocar na Segunda vinda do Senhor, como está escrito em I Ts 4: 13-18. Nessa parte, Paulo fala aos irmãos que não devemos ser ignorantes acerca do que acontecerá, para que não nos entristecemos como os demais. Paulo diz que na Segunda vinda de Jesus, ele ressucitará aos que morreram EM CRISTO apenas, e os que estiverem vivos EM CRISTO durante este acontecimento, não precederão os que já morreram, e sim, serão arrebatados, depois destes.

Portanto amadas, insisto em alertá-las quanto a que Paulo diz em CL 2:8 :

"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não, segundo Cristo."

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eu creio


"Deus não escolhe covardes destituídos de firmeza para pôr sua glória no rosto deles. Temos muitos homens feitos de açúcar, nos nossos dias, que se desfazem na corrente da opinião popular; mas esses homens nunca subirão ao monte do Senhor, nem permanecerão em seu santo lugar, nem usarão os símbolos de sua glória”.
Charles H. Spurgeon


"Eu Creio que os 66 livros que compõem a Bíblia Sagrada são verbalmente inspiradas por Deus, sem erros nos originais. Que são autoridade final como regra de fé e prática de vida.

Eu creio em um único Deus que subsiste eternamente em três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo).

Eu creio que Cristo foi concebido pelo Espírito Santo, que nasceu da virgem Maria, e que Ele é Deus-homem.

Eu creio que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, que se tornou pecador pela transgressão de Adão e por suas próprias escolhas pessoais, sendo totalmente depravado, que à parte da graça de Deus está totalmente perdido, que se não se arrepender e crer em Jesus Cristo, perecerá em eterna miséria.

Eu creio que o Senhor Jesus Cristo morreu pelos pecados dos crentes, substituindo-os na cruz, que satisfez plenamente a justiça de Deus e nos reconciliou com Ele. Que estão salvos todos os que verdadeiramente confiam nEle como Salvador sendo justificados eternamente pela oferta do corpo de Cristo feita de uma vez para sempre na cruz.

Eu creio na ressurreição de Jesus Cristo, na sua ascensão ao Céu, onde está entronizado à direita de Deus Pai onde , como Sumo Sacerdote , intercede pelo seu povo.

Eu creio que Deus, em seu próprio tempo e de seu próprio modo, levará o mundo ao final que lhe cabe. De acordo com sua promessa, Jesus Cristo voltará pessoal e visivelmente em glória a terra. Os mortos serão ressuscitados, e Cristo julgará todos os homens em justiça. Os ímpios serão destinados ao inferno, o lugar de eterna punição. Os justos, em corpo ressurreto e glorificado, receberão sua recompensa e habitarão para sempre no céu com o Senhor.

Eu creio que todos os regenerados são habitados pelo Espírito Santo, que serão eternamente preservados e que perseverarão até o fim.

Eu creio que a verdadeira Igreja é um corpo de pessoas regeneradas cuja cabeça é Jesus Cristo. Que ela é o povo de Deus da presente dispensação.

Eu creio que as Igrejas Locais espalhadas pelo mundo são designadas por Deus para Evangelizar, batizar, edificar, disciplinar e celebrar com pão e vinho a Ceia que anuncia sua morte até que Ele venha.

Eu creio na ressurreição corporal dos mortos. Dos salvos para a vida eterna e dos perdidos para ruína eterna."