segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Soberba


"A soberba nos deixa inaptos ao arrependimento"

Deus não tolera a soberba. Desde sua relação com os judeus, Deus já manifestava a sua ira aos soberbos de coração. A soberba, na Lei de Deus, era um pecado comparado ao adultério, a idolatria, e seu castigo era a morte (Dt 17: 12;13), por que para Deus, o soberbo não aceitava se submeter a Sua Lei. Este era considerado um rebelde de coração.

Deus exorta a humildade em toda a Sua Palavra, o tempo todo. Por que só os humildes reconhecem Jesus como seu Senhor verdadeiramente. Não é só acreditar, por que acreditar, até o diabo acredita. É bem mais além disso. Se Ele é seu "Senhor", como o próprio nome diz, há aí um estado de submissão. Não há como amá-lo sem aceitar se submeter a Sua Vontade. Isto só um humilde faz.

E não falo de humildade, na aparência. Essa máscara da boa impressão se desfaz com o tempo. Não adianta enviar correntes para os amigos por e-mails, nem falar sobre o tema no seu Pequeno Grupo, nem se mostrar uma pessoa simples no vestir e no falar. Conheço muitos ricos articulados, bem mais humildes que eu.

Humildade é uma prática. E quando Jesus exortava a humildade, falava em arrependimento, em arrepender-se do pecado. E quando cometer um erro contra seu irmão, Jesus não quer que você peça perdão a Ele. A reconciliação com o irmão é prioridade.

Não adianta fingir que nada aconteceu. Pois algo aconteceu, e se foi você quem magoou, diga a seu irmão: "Eu errei. Me perdoe". E não cometa mais o mesmo erro. Precisa ser muito humilde pra fazer isso, não é mesmo?

Somente o humilde de coração procura uma verdadeira mudança. Sem humildade não há arrependimento. E sem arrependimento não há Salvação.