terça-feira, 26 de julho de 2011

Malicia, a pior das características.


"A generosidade consiste em dar antes de ser solicitada." (anônimo)


O prazer de ver o outro sofrer, espírito vingativo, a desconfiança, inveja, ar zombeteiro com aquele sorriso malicioso, a falsa generosidade, a ironia, o comportamento dissimulado, entre outros, são algumas das carcaterísticas de uma pessoa maliciosa. E quem sabe, até a falta de perdão. Basta eu sofrer por uma atitude maliciosa de alguém, para que a malícia se revele em mim, e esta reaja de forma generalizada em meu coração. Sim, porque eu como ser humano, não nego que exista este sentimento em mim. Mas venho lutando constantemente desde quando percebi que esta era a razão que me levava à ruína, dos meus relacionamentos e dos meus sentimentos. 

Nos Salmos de Davi número 37, percebe-se que ele aconselhava os servos para que a malícia dos ímpios não despertasse neles, outros sentimentos maliciosos. Ou seja, que a emoção negativa vinda dos ímpios, não desencadeasse, ou generalizasse, outros sentimentos pecaminosos neles. Ele repreende o ódio, a inveja, a ganância, e o egoísmo, e ainda, o salmista, exorta uma futura esperança a quem age de forma oposta: " Os mansos herdarão a terra e desfrutarão de paz."

Mas e quanto aqueles que malignamente, se satisfazem com a infelicidade do próximo? Trata-se de ações malignas cuja a motivação vem da mesma natureza. Essa patologia deve ser tratada no coração, assim como disse Jesus, que é dele que vem as ações que contaminam o homem: "Porque do coração procedem os maus designios." Mt 15:19.

O malicioso, não tem a mente sadia. Ele vê maldade em tudo, desconfia de todos a sua volta, anda sempre com um pé atrás. É incapaz de fazer um bem, por prazer, porque não consegue acreditar em alguém. Pra ele, a decepção, é mais difícil de encarar do que aceitar a imperfeição humana. Tem um caráter dissimulado, mas os familiares já o conhecem na sua integridade. Fala sem concentração, e desaba na sua inconveniência. Julga antecipadamente, e tropeça nos seus julgamentos. Tem a reputação assolada.

Entretanto acredite, a cura pra esta doença não é impossível de alcançar. Devemos lembrar que essa batalha é diária, e usar em lugar da maldade, as boas ações como padrão divino. Se afastar do mal, e se apegar ao bem, como diz Paulo na carta em Éfeso:

"No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade."

Portanto além de dar atenção a estes sentimentos, devemos também tomar a decisão de abandoná-los. Orar sem cessar, para que Deus nos dê um coração puro. Praticar as boas obras, assim como a caridade e o amor. Pois, por descuido e autoconfiança em relação ao combate a esses males, muitas vidas são destruídas. Eu mesma já fui vítima de atitudes maliciosas. Mas antes de deixar que este sentimento floresça em mim, eu prefiro acreditar que eu não faço parte do maligno.