terça-feira, 6 de julho de 2010

Família


"Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar." (David O.Mckay)

Já sabemos que a família é de origem Divina, e que todos, digo, a maioria pelo ao menos, anseia em ter o seu lar, os seus filhos, e a sua casa. Mas hoje em dia está tudo muito difícil, a sociedade cobra que as mães trabalhem, a mídia apresenta um consumismo quase irresistível, e a tecnologia  deixa seus membros cada vez mais isolados. As vezes parece que somos família, e outras, somos tudo, menos família. Nos amamos, e ao mesmo tempo, nos odiamos, tornando a casa familiar somente um local de alojamento.

È bem verdade que os pais tem uma responsabilidade de transmitir um legado fiel às próximas gerações. Em provérbios 13:22, é garantido as bençãos que o homem de bem deixa aos seus descendentes. O lar deve ser um lugar de refúgio santo, onde devemos ser sempre bem-vindos e aceitos, resgatados do sofrimento com amor, nos comprometendo a pedir perdão se falharmos um com o outro, praticando assim a reconciliação familiar. O amor é uma atitude, e é através de sua prática, e não de palavras, que ao aplicarmos dentro do seio familiar a renúncia e a fraternidade, só então estaremos inteiramente habilitados para transmitir o bem na sociedade. Pra mim, a família é a esperança da humanidade.

Semana passada fiquei sabendo de um casal na igreja que já viviam há 25 anos casados, tem dois filhos já jovens, a mulher era exemplo de esposa, dedicada ao marido, aos filhos, mulher fiel a Deus, mas o marido, de repente, decidiu se divorciar e ir morar em outro Estado com outra mulher. Pra mim, aquilo foi um choque. Senti uma verdadeira compaixão, e me sensibilizei com a situação daquela mulher, já que eu a conhecia. Mas a notícia me surpreendeu, pois eles me pareciam até um casal perfeito.

Mas o que aconteceu? Não sei, mas Deus tem um propósito, e mesmo que Deus use o tempo como Justiça, afinal o tempo é irrecuperável, a verdade a gente enxerga, nem que seja tarde demais.

Com a minha família não foi diferente. Digo, o caso não foi o mesmo, mas já passamos por uma época de tribulação. E não havia "O culpado" para que tudo aquilo estivesse acontecendo. Todos tinham a sua parcela de culpa. Mas para recebermos a Graça e Misericórdia, todos nós nos humilhamos diante do Pai, e nos submetemos à Sua vontade, e Deus foi quebrando o orgulho de cada um, aos poucos. É, por que o orgulho amaldiçoa. Já sabemos que Deus resiste aos soberbos. A vida estava pesada para cada um de nós. Então, nem adianta resistir, só alcançamos a Graça quando decidimos nos render de vez, humildemente. Ainda não somos perfeitos, mas nunca aquela fase de Trevas voltou a reinar em nossa casa. Hoje nos beijamos e nos abraçamos naturalmente, coisa que nunca havíamos experimentado.

Uma das coisas que aprendi, quer dizer, ainda estou aprendendo, pois a restauração é até o fim de nossas vidas, é que: primeiro, devemos repreender com amor; segundo, nem sempre é bom ter razão, deixe que o outro ganhe a discussão; terceiro, quando cometer um erro, saber admitir e pedir perdão; e quarto, não espere alguém vir lhe pedir perdão, tome a iniciativa você mesmo e faça as pazes.

Não é uma tarefa fácil tentar corrigir anos de erros nos nossos lares, mas é possível sim reconstruir, basta apenas voltar ao plano que Deus tem revelado, pois os benefícios são eternos!

Imaginem quantos lares destruídos que não tem como base a Palavra, desenvolvem e educam crianças a se tornarem verdadeiros assassinos, estupradores, viciados, pelo simples fato de não terem recebido de seus familiares amor, carinho e atenção. A família bem ordenada se torna uma fortaleza contra a onda de vícios e imoralidade que invadem o mundo. Porque o coração da sociedade, da igreja e da nação é o lar. Portanto, a felicidade da sociedade, a prosperidade da nação dependem das boas famílias.

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam." Sl 127:1

6 comentários:

  1. importante seu texto já que eu hoje mesmo tava vendo estatísticas do ibge (mania minha...) e vi que menos de 45% da família brasileira hoje tem o formato tradicional (pai, mãe e filhos), e o índice de divórcios entre os evangélicos está pau a pau com o resto da população...

    O que está acontecendo?

    Falta de Deus, talvez vc responda... Ou: Se eles frequentasse uma igreja e tivessem Deus no coração nada disso teria acontecido...

    Será?

    Minha santa vozinha sempre me dizia: a parada é a seguinte seu pentelho, quando tu fô se engraçá com alguma pilantrinha por aí, vc deve pensar o seguinte: vou querer dividir uma casa com essa jararaca?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    em outras palavras, o que ela quis dizer é, cultive relações com essa pessoa, tem que ser uma armonia de todas as áreas: amizade, parceiria, tesão... e vc me completa: E Deus?????????????

    eu sei... Deus é importante... Mas eu acho que (não me queime) as pessoas metem muito deus onde ele mesmo sabe que é obrigação nossa saber...

    tipo, falo isso pq conheço muitos casais super estáveis, com trocentos anos casados, super apaixonados e que num tem espiritualidade nenhuma...

    isso é tão verdade que no pentateuco não tinha nenhum ritual sobre unir homens e mulheres (o casamento religioso é algo da igreja romana pra cá)... casar não era um rito religioso, mas puramente civil, uma obrigação do cidadão...

    A maior parte dos casamentos fracassados hoje não é por falta de deus, nem oração nem nada disso... é falta de massa cinzenta para fazer uma boa escolha...

    A garera acha que dá para numa noite encontrar o homem ou mulher da sua vida numa noitada no órbita... outro erro é achar que o secchú segura alguma relação...

    há minha filha, aí a porca torce o rabo... e taí uma tonelada de mulher no mei do mundo achando que todo homem é FDP...

    Achei muito massa uma parte do filme indas e vindas no amor...

    o cara tinha uma vida amorosa toda esculhambada e tava infeliz... o melhor amigo dele tinha umja vida familiar super massa... ai ele perguntou: qual o segredo de tu ter uma vida amorosa com tua esposa tão legal durante todos esses anos?

    No que o cara respondeu:

    Muito simples, casei com minha melhor amiga...

    Amém!

    ResponderExcluir
  2. Olha,é verdade, o divorcio no mundo cristão tá crescendo, mas eu acho, que é pq alguns "acham" que encontraram a Deus, mas se enganam. Olha a salvação não se dá pelas obras, mas a fé sem obras é morta. Naum quero ser juiza, mas Jesus fala que pelos frutos se conhece a arvore.

    Agora é bem verdade tb que há familias sem Deus que seguem aos mandamentos de Jesus,mesmo sem saber. Praticam o bem e o respeito ao proximo, são fieis maridos e esposas, sao filhos obedientes, mas há uma diferença: Não o praticam por temor ao Senhor. Aí, desculpa, eu prefiro que na minha casa haja um Senhor, um Deus que nos cuide e que nos sustenta.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que as pessoas deveriam exercitar mais tolerância, amor ao proximo e responsabilidade ao formarem uma família. Está cada vez mais prático se separar, se divorciar..Mas, a base de tudo é a família...se ele estiver desestruturada, a vida fica muito mais triste e dificil!

    ResponderExcluir
  4. Sobre os problemas familiares, é muito difícil para quem está no meio do desgaste encontrar saída. Todos conhecem os calos de todos, os pontos fracos, aonde doe, as feridas, os "podres". E com a convivência diária, ninguém se dá o tempo merecido de repensar as coisas pois todos os dias todos tem que se olhar, não há pausa pra descanso. "Se você me atacou pela manhã, no almoço quando nos encontrarmos eu darei o troco." E sabendo das fraquezas de cada um e do histórico, ninguém acaba tendo "moral" com ninguém. Nem mesmo os pais conseguem ser ouvidos, quem dirá respeitados. Isso é um grande problema. Aprendi que se afastar (não fugir) por um pouco. Ficar calado e diariamente ficar orando é um grande passo. Não orar e ficar tentando resolver sem Deus é perder tempo. É achar que somos independentes e que conseguiremos vencer por si mesmo. E isso é uma inverdade. Só a oração consegue criar um canal com o Espírito Santo a fim de que ele possa nos consolar, dar sabedoria e controlar a nossa língua. Pois tudo, toda faísca para um incendio começa na língua.

    ResponderExcluir
  5. é vero mano brow..
    Ei tu viu o cment que fiz no teu blog?
    Bjos ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá!Gostei muito de seu blog de desabafo e gostaria que entrasse em contato pelo email : mcv_rosa@yahoo.com.br . Estou lançando meu primeiro livro exatamente com este tema: UMA MULHER COM PROPÓSITOS e gostaria de compartilhar com você.
    Tenho também um blog que você pode visitar: http://pastoracristinarosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir