quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mulher na Labuta


É fato que o número de mulheres, chefes de famílias, só crescem, e que para aumentar a renda familiar, as mulheres estão ao longo da década cada vez mais presentes no mercado de Trabalho. Apesar da participação dos homens ser bem mais expressiva, a taxa de participação feminina só cresce, enquanto que o do homem só cai.

Há uma luta por parte das mulheres por direitos iguais no trabalho. Elas dizem ser dotadas da mesma razão e consciência e querem ter os mesmos salários e benefícios masculinos. E se é pra cobrar que as mulheres trabalhem, pra isso, os homens são feministas.

Mas e quanto aos papéis que Deus criou para nós mulheres?

A Bíblia diz que as mulheres devem ser submissas aos seus maridos, o que isso não significa inferioridade, e sim, que elas satisfaçam a vontade de seus esposos, exceto quando essa vontade contradiz a Palavra de Deus. Que devemos ensinar as mais novas, e usar de muita sabedoria na edificação da casa. Mas nos dias de hoje, parece que a tarefa feminina no lar está trocada e longe do que Deus planejou.

Hoje, as mulheres já ocupam cargos e profissões que antigamente eram tipicamente masculinas. Certo dia, conversando com uma amiga, ela me disse que leu um artigo no jornal, em que uma guarda de trânsito se queixava por trabalhar tantas horas em pé, e já estava cheia de varizes e veias quebradas nas pernas. Mas, e não foi pra isso que se queimou tanto soutien nas ruas? Não queriam igual tratamento?

Quanto à mim, trabalho, mas já me preocupo quanto à educação dos meus futuros filhos. Será que vou dar conta ? Será que terei a coragem de entregá-los a babás? Sempre achei a educação de uma mãe insubstituível...

É triste que a sociedade moderna desdenhe as mulheres que devotam tempo integral à criação dos filhos e ao cuidado do lar, e exalte as mulheres que dão mais importância às suas carreiras profissionais.

3 comentários:

  1. Olá Cici,

    Pois é, tempos modernos. As mulheres de fato conseguiram grandes avanços. principalmente no que diz respeito a áreas onde o intelecto é o fio condutor. Mulheres (como vc mesmo disse) ainda penam em atividades que exigem esforço físico.

    Só lembrado que, na perspectiva bíblica, esta questão que vc levanda sobre a submissão, ou como diz em Gênesis, "a vontade da mulher subjulgada ao desejo do marido" não foi algo que, a principio, Deus queria para o homem e mulher. Esta subjulgação, ou submissão (assim como o trabalho) foram consequencias da queda.

    Mas não acredito em hierarquia, pelo menos não no propósito inicial. Pois o propósito inicial para Deus foi ver o homem só e pensar: "Ao hemem farei uma companheira". Aliás, vou mais longe. Deus a todos os seres criou macho e fêmea. Com o homem foi diferente, ele criou, à princípio, apenas o homem.

    Deus com o homem foi didático. O deixou sentir-se só, com aquela sensação incômoda de que faltava alguma coisa. Aí sim Deus criou a mulher.

    Companhia e parceiria. Este é o principio da convivência do édem.

    O pecado que trouxe esta hierarquia para as relações de gênero em toda a natureza.

    Quanto a isso não tenho mais nada a acrescentar...

    Já partindo pra hoje é bem complicado Cici... Realmente diante de uma realidade onde emprego é difícil, e minhas porjeções como professor de filosofia não ser lá uma coisa muito "lucrativa", penso que proavvelmente a Lorena irá ter que me dar uma força nas despesas da casa. Resumindo, os dois trabalhando. E realmente esta questão de "com quem deixar os filhos" é algo assutador.

    Eu mesmo tive uma infãncia de agressões constantes por parte de uma babá ignorante e sem um pingo de sensibilidade. Na minha criação foi ainda pior. Nunca tive pai e minha mãe teve que se virar como pai e mãe para me dar uma boa educação.

    Mas hoje, realmente, acharia bastante sensato ter um pulso firme de uma mãe em casa dando apoio na formação do caráter do filho. Mas já que provavelmente isto não vai ser possível, a gente vai ter que se virar como pode.

    Enfim Cici, sou um feminista bastante teimoso. Nunca vou conseguir ver a minha namorada com uma auxiliar. Esta hierarquia entre a gente não existe, pelo menos eu faço tudo para que ela não exista. o que existe é parceiria e cumplicidade. Mesmo te confessando que infelizmente, no fundo no fundo, a Lorena tenha uma verdadeira inclinação a pensar igual a vicê. Ela se faz de "progressista" pra melhor passar e cair nas minhas graças. mas ela não me engana, não mesmo! kkkkkkkkkkkkkk

    Grande abraço queridona!!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk

    Tu num tem jeito mm naum..

    Eu deixo coments no teu, e tu deixa no meu hehe

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente hoje a grande maioria dos pais estão terceirizando a educação de seus filhos. Já trabalhei em algumas escolas e sei como é isso.

    A educação nos dias de hoje pelo que observo é somente responsabilidade das escolas. Os pais querem isenção desta tão importante tarefa que é imprescindível para a vida de seus filhos. Nem em casa boa parte dos pais querem participar da construção do "eu" ou da personalidade de suas crianças, já que tal responsabilidade é transferida ainda que indiretamente para babás e escolas.

    E os adolescentes que não precisam de babás e ao mesmo tempo não tem os pais por perto? Ficam à deriva tentando encontrar um norte para suas vidas. E às vezes as escolas são culpadas pelo comportamento “anormal” de seus filhos, seja na escola ou fora dela. Dá pra acreditar? Talvez eu esteja errado.

    A escola atual precisa se adaptar para essa mais nova questão social, que além de trabalhar a aprendizagem inicial (alfabetização) e aquisição de conhecimento ao longo da trajetória escolar do aluno, precisa trabalhar também a sua questão comportamental. Para mim esse não é o papel da escola! A participação dos pais na formação dos filhos é insubstituível! A escola não pode ocupar este espaço que é reservado aos pais. O que pode a escola fazer é desenvolver alguns projetos educacionais ( oficinas, esportes, teatro, etc e tal) simplesmente como uma ferramenta de ajuda aos pais na formação de seus queridos filhos e não como forma de “substituí-los”. Mesmo assim, ainda é preciso muito cuidado.

    A entrada em massa da mulher no mercado de trabalho infelizmente tem criado dificuldades na construção/formação da família, que é um instituto tão importante para nós membros de uma sociedade. Eu não sou contra que a mulher trabalhe em gente..rs, apenas aponto algumas dificuldades que os casais terão que trabalhar para formação de uma família bem estruturada e feliz.

    Ih! Vou almoçar e depois votar. Bj Cici e abraço à todos.

    Evandro

    ResponderExcluir