segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Espiritismo

A Rede de Comunicação do Plin Plin está investindo pesado em programas e novelas sobre o Espiritismo. Só se fala nisso agora! É Novela, é Seriado, é no Fantástico, é no Faustão, em todo lugar! E acredite, o Espiritismo surgiu na França em 1857 e atingiu poucos adeptos, mas aqui no Brasil estima-se que já existem mais de 10 milhões, e tudo isso, graças a Globo!

E por que? Bom, eu acredito que, primeiro, por possuírem líderes religiosos de vida simples, que não estão metidos em escândalos de desvio de ofertas de seus membros, e claro, por propagar uma doutrina que conforta as pessoas que perderam seus "entes" queridos, e parece que voltar a se "comunicar" com eles, consola tais corações.

Bom, mas eu não creio em Buda, nem em Allan Kardec, nem em Maomé... Eu creio, e é em um Deus, que se relacionou com o homem, e que veio a se manifestar muito antes do que qualquer dessas religiões, e que tudo está escrito numa obra com 66 livros! Como alguém consegue crer em outra coisa além da Bíblia, eu não consigo compreender.

Pois bem, o Espiritismo é uma nova filosofia que tem por doutrina a reencarnação, e creem na possibilidade de comunicação do mundo físico com o espiritual, astravés de atividades mediúnicas.
Mas o que a Bíblia fala sobre isso?

Já no início, em Dt 18: 10-12 a Lei dizia: "Não haja no meio quem faça (...) adivinhação, (...) feitiçaria, (...) necromancia, nem magia, nem quem consulte os mortos, pois Deus ABOMINA todo aquele que faz tais coisas."

E Saul sabendo de tudo isso, mandou banir todos os médiuns e videntes de Israel. Mas em I Sm 28, Saul vai se consultar com uma feiticeira, a procura de conversar com Samuel, já morto, e Saul angustiado, quer ouvir de seu profeta sobre que atitude tomar em batalha. E vejam, mesmo tendo mandado matá-los, no desespero, procurou uma feiticeira. Embora tivesse removido o pecado de bruxaria da terra, não a retirou de seu coração. Deus no final das contas o rejeitou, e veja o que está escrito em I Cr 10:13-14, "Assim morreu Saul por causa de sua transgressão, (...) e por consultar uma adivinha (...)"

E no N.T., Paulo afirma que dentre as obras da carne, está a feitiçaria, e coisas semelhantes a esta, e os que praticam tais coisas, não herdarão o Reino de Deus ( Gl 5: 19-20).

Pois é, mas tem gente que se pergunta sobre o que acontecerá com a alma após a morte. Realmente o fim da morte física não significa dizer que o mesmo acarrete em um fim a morte espiritual. Em Hb 9: 27, está escrito: "E como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo (...)". O que a Palavra de Deus diz é que não deverá haver comunicação entre os que já "dormem" e os que ainda estão vivos.

E não vejo texto que sirva melhor como consolo pelos que já morreram, e a esperança que devemos colocar na Segunda vinda do Senhor, como está escrito em I Ts 4: 13-18. Nessa parte, Paulo fala aos irmãos que não devemos ser ignorantes acerca do que acontecerá, para que não nos entristecemos como os demais. Paulo diz que na Segunda vinda de Jesus, ele ressucitará aos que morreram EM CRISTO apenas, e os que estiverem vivos EM CRISTO durante este acontecimento, não precederão os que já morreram, e sim, serão arrebatados, depois destes.

Portanto amadas, insisto em alertá-las quanto a que Paulo diz em CL 2:8 :

"Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não, segundo Cristo."

3 comentários:

  1. Eu li, noutro dia que, embora tenha "nascido " na França, Allan Kardec nao conseguiu fazer muito sucesso por lá, por isso trouxe p/ países subdesenvolvidos e achou uma clientela de 1ª no Brasil, pq aqui ja existia tradições de se coversar com mortos: os índios e seguidores de religiões de origem africana...
    Quando comecei a estudar a Palavra de Deus senti que devemos deixar os mortos em paz...

    ResponderExcluir
  2. Eu creio na palavra de Deus e se ela diz que não devemos ter comunicação com os que dormem pra mim tá bom, mas creio que se há opções dadas por Deus sobre o que devem escolher e acreditar, então devemos respeitar estes...creio que Jesus Cristo morreu e ressucitou e isso me basta

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente não suporto ver cenas onde os espíritos dos mortos ficam rodeando seus "entes queridos ou desafetos" aqui na Terra. Todas novelas da Globo praticamente fazem apologia ao Espiritismo ou, sei lá, insinuam que a onda do momento é a aceitação da doutrina espírita, a comunicação com os mortos, etc. Mas comigo não tem vez, morreu, acabou! O verso da Bíblia que você citou do livro de Hb é bem claro, não é verdade?

    Minha mãe que é da Igreja Assembleia disse: Isso é coisa do "inimigo", misericórdia!! rss

    Evandro

    ResponderExcluir