segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bons Frutos

"Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus." Mt 5:44



Bom, primeiro eu queria deixar claro aqui para você, mulher de Deus, amada, serva, preciosa, cuidada pelo Senhor, que Deus tem um plano perfeito para sua vida. Este blog eu fiz pensando em nós, mas nada de me fazer de acusadora de ninguém ou de juiza do pecado alheio. Não sou falsa moralista. Na verdade este blog inteiro eu tiro de inspiração os meus próprios erros, as minhas falhas de caráter, e eu quero colocar aqui como um desabafo, pois a psicologia terapêutica diz que colocar pra fora e admitir as suas quedas já é um passo para atingir a cura. Aliás, Deus é tão sábio, que antes mesmo da Psicologia descobrir, isso já era bíblico. Bom, mas eu não sou nenhuma famosa, ou artista da Globo, não há nada que faça um curioso ter interesse em saber da minha vida. Aliás, escrevo muito mal por sinal. Por isso resolvi fazer um blog com apenas um propósito: servir de edificação espiritual. Como eu sei que nós mulheres compartilhamos das mesma inquietudes, dúvidas e preocupações, eu espero estar lhe ajudando na sua caminhada com Deus. Mas qualquer simultaneidade com algum acontecimento,é pura mera coincidência. Acredite, até uma faixa de propaganda me inspira para uma postagem. Leio, releio, mudo, aumento, tiro, deleto, vivo tentando melhorar a postagens aqui publicadas.

E como não poderia ser diferente, hoje eu quero falar de uma falha minha que tenho desde muito tempo. A vida me fez uma mulher destemida, audaciosa, como eu já falei aqui em postagens anteriores. Mas isso é uma via de mão dupla. Há um contra-golpe da guerra espiritual. Isso também me fez ser ofensiva, querer usar o meu poder de persuação para manipular ou até mudar erros que vejo nos outros, sem enxergar os meus próprios. Eu tenho a boa intenção de desejar o bem pra quem está mal, mas eu uso de atitudes anti-cristãs para conseguir uma mudança. Como sendo ferina com quem admiro e usando até de linguagem má.

Estava lendo Mt 12:33-37 em que diz:" Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má e o seu fruto mau, pois pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra frívola que os homens proferirem hão de dar conta no dia do Juizo. Pois pelas sua palavra serás justificado, e pelas suas palavras serás condenado."

E nós mulheres que somos emocionais, facilmente nos estressamos, devemos vigiar todos os dias, e cuidar para não proferir nenhuma palavra torpe,pois parece, que por mais que você esteja com a razão, a sua razão se desvanece se você perde o controle.

"Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, e tardio para se irar." Tg 1:19

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como mudar o mundo


O sufista, Bayazid, praticante de tal filosofia que busca auto-conhecimento onde se propõe a austeridade, convertido ao Islão, nasceu em Bastam-Indonésia, vivia em isolamento constante e tinha um estilo de vida caracterizado pela abstinência a vários tipos de prazeres mundanos, a fim de atingir metas religiosas e espirituais. Enfim, o que não quer dizer nada, mas ele escreveu um texto bom para reflexão, e vou colocar aqui, pois me identifico em partes, com ele:

"Na juventude, eu era um revolucionário e assim rezava: 'Dai-me energia, ó Deus, para mudar o mundo!' Ao chegar à meia-idade, notei que metade da vida já passara sem que eu tivesse mudado homem algum.
Então, mudei minha oração, dizendo a Deus: 'Dai-me a graça, Senhor, de transformar os que vivem comigo dia a dia, como minha família e meus amigos; com isso já ficarei satisfeito'. Agora que sou velho e tenho os dias contados, percebo bem quanto fui tolo assim rezando.

Minha oração, agora, é apenas esta: 'Dai-me a graça, Senhor, de mudar a mim mesmo'. Se eu tivesse rezado assim, desde o princípio, não teria esbanjado minha vida."

terça-feira, 25 de maio de 2010

Firmeza

"Apegue-se firmemente a mensagem fiel." (Tt 1:9)

Estou cansada de ver nas traseiras de carros "Deus é fiel.", mas a pergunta é: E você, tem sido fiel a Ele? Abrindo o Pão Diário semana passada me deparei com um texto muito bonito em que falava sobre sermos fiel a Deus e nos mantermos firmes na Palavra. O interessante foi a ligação que o autor fez a um acontecimento bíblico, relatado em Êxodo 32:1-10. O começo do Capítulo 32 narra a história em que Moisés passou 40 dias no monte, na presença do Senhor, e o povo à espera dele, se sentiu "abandonado" naquele momento e pediu a Arão que fizessem um bezerro de ouro pois queria um objeto para render culto. Arão, na sua fraqueza de caráter permitiu, e ainda proferiu blasfêmia quando disse:"Amanhã adoraremos ao Senhor."

Segue abaixo uma pequena parte do texto do dia 22 de Maio:
"O versículo em destaque -Tt 1:9- faz parte das qualidades que Paulo desejava para os dirigentes das igrejas da ilha de Creta: Deveriam apegar-se à mensagem bíblica que aprenderam para encorajar os irmãos e refutar os erros.Se você é cristão,precisa zelar pela sua firmeza na Escritura Sagrada (...).Um descuido pode comprometer seu testemunho. Não há lugar para um pequeno desvio "coveniente" seguido por uma ligeira "reconciliação". É preciso apegar-se diariamente a alguma porção da Bíblia para a sua firmeza espiritual, o melhor caminho para uma vida abençoada e digna do nome de Cristo. Ele permanece fiel, sempre ao seu lado para ensinar, guiar e confortar. Aos que permanecerem firmes na fé, Ele promete vida eterna em sua presença."

Quantas vezes nós mulheres já não agimos como Arão, errando contra nosso Senhor, sendo pressionadas, ou induzidas a pecar, mas como Arão, estávamos conscientes dos nossos erros, e nos enganamos quando pensamos que mesmo Deus sendo tão misericordioso, nos perdoará daquele deslize. Pagamos um preço caro. Nós mulheres, somos flexíveis por natureza, mas é importante sermos firmes em nossa conduta cristã e dizer Não quando necessário.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Disciplina na Igreja


"Aquele que é disciplinado por Deus deve considerar-se alguém abençoado e feliz" Jó 5:17

Sempre acontece nas igrejas casos em que um descrente namora uma crente,ou vice-versa. Acontece também com algumas de minhas amigas e às vezes é um assunto delicado pra tratar. Aliás eu mesma me vejo tentada a namorar um descrente, mesmo sabendo que não é recomendado por Deus. Mas será isso caso de disciplina?

Bom, não dá pra generalizar, mas recebi um folheto sobre "Disciplina" da minha igreja que achei interessante a doutrina usada por ela e a forma que ela trata do tema como sendo um instrumento de pastoreio e liderança. A disciplina usada como forma corretiva visa a restauração da pessoa, ou então, caso ela se oponha à obediência da Lei, seja excluído da congregação, visando o bem estar da comunidade.

Quem já não leu o capítulo 18 de Mateus, em que ele orienta a primeiro, tratar individualmente, segundo, tratar com testemunhas,e em terceiro tratar com a igreja. E caso a pessoa permaneça rebelde, deve-se excluí-la da congregação, pois ela decidiu andar fora do Corpo de Cristo, e o excluído fica entregue ao desprotegido mundo das trevas e seu dominador,o Satanás.

Pois é, mas quando li o capítulo 5 de I Corintios, percebi algo bem mais severo na aplicação da disciplina. Deus manda que não tenhamos nem comunhão com o excluído.

"Já por carta que não vos associáveis com os que se prostituem. Com isto não quero dizer com os impuros deste mundo, e nem com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras. Neste caso vos seria necessário sair do mundo.Mas agora vos escrevo que não vos associeis, com aquele que dizendo-se irmão, for devasso, (...)"

É difícil colocar como alvo a ser seguido o bom comportamento cristão 24h/dia, pois somos falhos, mas o mais importante é que Deus nos consentiu o perdão, se houver arrependimento profundo, e busca pela restauração dos nossos pecados. Só assim, podemos viver em harmonia com os irmãos, pois alcançaremos a cura, se quisermos. O bom comportamento vem naturalmente como consequência da integridade, pureza e unidade: "O Princípio rege o Comportamento."

Percebi que temos, amadas, que vigiar o tempo todo, pois "quem está de pé, cuide para que não caia." Gl 6:1-5

domingo, 2 de maio de 2010

Mulher de Deus





Influenciada pela próxima série da minha igreja, sobre mulheres da Bíblia, chamada "Mulheres Notáveis", resolvi falar hoje de como deve ser uma mulher de Deus, já que este blog além de direcioná-lo como pesquisa, queria também que servisse como consolo, pois sei que algumas de vocês se identificam com os mesmo medos e ânsias que os meus.

Muitos discutem como deve ser o comportamento de uma Mulher de Deus. Mas como se comportar em meio a este mundo em que nos exigem esforço demasiado em além de cuidar de filhos e marido,ter que trabalhar, sendo desafiada por homens em todo lugar, no emprego, na roda de amigos, na faculdade etc? E ainda por cima ainda ter que aceitar uma posição de submissão, pois como Paulo diz, o homem é o cabeça!

Deus tem uma plano pra nós, e apesar de vivermos nesse mundo, nós não pertencemos a ele. Deus quer que vivamos um plano de acordo com que Ele planejou e não com o que o mundo nos oferece. Afinal Jesus pregou um tempo de Amor.

Ai, mas Paulo tinha que acabar com o nosso ego em Efésios 5:22-24: "Vós mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor. Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo aos seus maridos."

Olha, me perdoe, mas eu confesso que as pregações de Paulo eu demoro a engolir. Não que eu não queira me submeter a um mandamento divino, mas a aceitação pra mim é um processo.

Nós mulheres já carregamos um fardo pesado por sermos mulheres. A sociedade nos cobra que devemos ser equilibradas, misericordiosas, atenciosas, cuidadosas, sábias, e prudentes. Mas vejam, desde criança aprendemos que os homens são racionais e nós emotivas. Na verdade, nem aprendemos, Deus nos fez assim mesmo.Pura emoção! Somos às vezes nevróticas, inconstantes, ilógicas, absurdas!! [risos]È por isso que numa relação as mulheres é que são "as paparicadas", afinal o homem sempre sai ganhando se consegue nos manter dócil. [risos] Pois em contrapartida, Paulo também diz:"Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres como a seus próprios corpos."[Assim fica fácil ser submissa né?] Na verdade, a mulher tem prazer de ser submissa ao homem que a ama.

No momento o que mais me causa perplexidade em ser Mulher de Deus,é a minha impulsividade. Tento ser controladora, e no final, acabo sendo ofensiva. Mas ser cautelosa no agir e falar, é uma tarefa árdua, e encerra muitos elementos devendo ser observável sob vários aspectos.