quarta-feira, 12 de maio de 2010

Disciplina na Igreja


"Aquele que é disciplinado por Deus deve considerar-se alguém abençoado e feliz" Jó 5:17

Sempre acontece nas igrejas casos em que um descrente namora uma crente,ou vice-versa. Acontece também com algumas de minhas amigas e às vezes é um assunto delicado pra tratar. Aliás eu mesma me vejo tentada a namorar um descrente, mesmo sabendo que não é recomendado por Deus. Mas será isso caso de disciplina?

Bom, não dá pra generalizar, mas recebi um folheto sobre "Disciplina" da minha igreja que achei interessante a doutrina usada por ela e a forma que ela trata do tema como sendo um instrumento de pastoreio e liderança. A disciplina usada como forma corretiva visa a restauração da pessoa, ou então, caso ela se oponha à obediência da Lei, seja excluído da congregação, visando o bem estar da comunidade.

Quem já não leu o capítulo 18 de Mateus, em que ele orienta a primeiro, tratar individualmente, segundo, tratar com testemunhas,e em terceiro tratar com a igreja. E caso a pessoa permaneça rebelde, deve-se excluí-la da congregação, pois ela decidiu andar fora do Corpo de Cristo, e o excluído fica entregue ao desprotegido mundo das trevas e seu dominador,o Satanás.

Pois é, mas quando li o capítulo 5 de I Corintios, percebi algo bem mais severo na aplicação da disciplina. Deus manda que não tenhamos nem comunhão com o excluído.

"Já por carta que não vos associáveis com os que se prostituem. Com isto não quero dizer com os impuros deste mundo, e nem com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras. Neste caso vos seria necessário sair do mundo.Mas agora vos escrevo que não vos associeis, com aquele que dizendo-se irmão, for devasso, (...)"

É difícil colocar como alvo a ser seguido o bom comportamento cristão 24h/dia, pois somos falhos, mas o mais importante é que Deus nos consentiu o perdão, se houver arrependimento profundo, e busca pela restauração dos nossos pecados. Só assim, podemos viver em harmonia com os irmãos, pois alcançaremos a cura, se quisermos. O bom comportamento vem naturalmente como consequência da integridade, pureza e unidade: "O Princípio rege o Comportamento."

Percebi que temos, amadas, que vigiar o tempo todo, pois "quem está de pé, cuide para que não caia." Gl 6:1-5

2 comentários:

  1. Nós temos um código de etica,de moral,de comportamento e de relacionamento que nos foi dado por Deus no Evangelho...Se nos preocupássemos em seguir o exemplo de carater de Jesus nem precisaríamos de disciplina imposta pela igreja!

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Tem muita coisa em Paulo que me dá calafrios...

    Óbvio que como "corpo" dá-se a idéia de que esse "grupo" de pessoas se reúnem por ter algo em comum... No caso de uma igreja x ou y não só a idéia da Salvação por Jesus, mas toda uma grande de doutrina de fé e conduta...

    Por um lado eu vejo o paradoxo... Meio que Deus prefere que a gente esteja em companhia de pessoas que são genuinamente pecadoras, do que estar na companhia de "falsos irmão"... Ou alguém que diz que é uma coisa e na verdade não é...

    Não é a toa que o único grupo que a meu ver Jesus era mais áspero nas palavras eram com os fariseus, que viviam por aparência, mas por dentro, segundo ele mesmo dizia, eram como sepulcros caiados...

    A igreja criou um termo bem ameno para tentar descrever o fato de, apesar de sermos cristãos, ainda termos nossas "quedinhas"... A igreja chama isso de "pecador redimido".

    Num sei se concordo com essas posições... Tenho muita dificuldade de enfiar na cabeça coisas que Paulo falou... Mesmo sabendo que ao mesmo tempo ele foi um dos maiores aprofundadores do conceito de "Graça de Deus" (outro paradoxo, rsrsrsrs).

    Mas eu não acho que essa disciplina tem que ser dada pela instituição, expondo a pessoa publicamente para as pessoas e impedindo ela de participar do corpo... Acho que para isso basta o Espírito (pois é Ele que convence do pecado e do juízo) e a própria percepção da pessoa de ver as consequencias de suas ações...

    Enfim... Não vou escrever mais...

    Tem um autor que eu gosto muito chamado Philip Yancey... Ele tem um artigo chamado "A Igreja da meia-noite", vou colocar o link abaixo para tu ler... Acho que vai contribuir bastante para nosso interessante debate!

    Copia esse link abaixo e cola:

    http://books.google.com.br/books?id=pBYCyEIwXtUC&pg=PA50&lpg=PA50&dq=a+igreja+da+meia-noite+yancey&source=bl&ots=LlVROcfDMt&sig=JlSnZH5XbxZe2cC1ELQ_b-07mFQ&hl=pt-BR&ei=xLn0S_neEcH7lwf9xsXjCg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CBUQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false

    Grande abraço!

    ResponderExcluir