quinta-feira, 27 de maio de 2010

Como mudar o mundo


O sufista, Bayazid, praticante de tal filosofia que busca auto-conhecimento onde se propõe a austeridade, convertido ao Islão, nasceu em Bastam-Indonésia, vivia em isolamento constante e tinha um estilo de vida caracterizado pela abstinência a vários tipos de prazeres mundanos, a fim de atingir metas religiosas e espirituais. Enfim, o que não quer dizer nada, mas ele escreveu um texto bom para reflexão, e vou colocar aqui, pois me identifico em partes, com ele:

"Na juventude, eu era um revolucionário e assim rezava: 'Dai-me energia, ó Deus, para mudar o mundo!' Ao chegar à meia-idade, notei que metade da vida já passara sem que eu tivesse mudado homem algum.
Então, mudei minha oração, dizendo a Deus: 'Dai-me a graça, Senhor, de transformar os que vivem comigo dia a dia, como minha família e meus amigos; com isso já ficarei satisfeito'. Agora que sou velho e tenho os dias contados, percebo bem quanto fui tolo assim rezando.

Minha oração, agora, é apenas esta: 'Dai-me a graça, Senhor, de mudar a mim mesmo'. Se eu tivesse rezado assim, desde o princípio, não teria esbanjado minha vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário