quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alegria Cristã




"O Amor não seja fingido." (Rm 12:9)

Olha, não há dúvida que Deus prefere a Autenticidade do que a Hipocrisia. Quem me conhece sabe que a Sinceridade e a Transparência são características marcantes da minha personalidade. Se uma coisa que eu não sou é fingida. Amor x Ódio, Alegria x Melancolia, são sentimentos que eu pessoalmente não consigo ocultar. Aliás, quem tenta mascarar ou enconbrir qualquer transguessão, tenta enganar a Deus, mas a Deus não se engana, o simulado só engana a si mesmo.

"O Senhor não vê como vê o homem. O homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." 1 Sm 16:7

O Senhor bem conhece o coração de cada um, e que a nossa consciência esteja em Paz com Deus. Mas é inegável que somos feitos de carne e osso, e quando sentimos ódio ou estamos angustiadas, não há como esconder. Aliás, nem é aconselhável guardar para si qualquer sentimento ruim. A Ciência comprova que só nos envelhece precocemente, destrói com o nosso humor e a auto-estima.

Mas se até Deus, com toda sua Soberania e Supremacia, já se irou com a humanidade, e Jesus também, que já chamou os fariseus de raça de víboras, e até a Pedro já o repreendeu dizendo:"Para trás de mim, Satanás!" Mc 8:33. Então, é mais que compreensível que eu venha a me aborrecer se algo me irrita.

O grande erro está na dificuldade de liberar o perdão. Jesus nos manda que amemos o próximo como a si mesmo, amar aos vossos inimigos e orar pelos que vos perseguem. Exortava toda e qualquer atitude de humildade dizendo: "Se alguém quiser ser o primeiro seja o último e servo de todos." Mc 9:35. Mas é difícil, não é mesmo? [Ué, mas está pensando que Cristianismo é fácil? Escolheu o Cristianismo por que, então? Vai pro Islã, ora bolas! -risos-]

Lembremos sempre de Paulo, que nos aconselha a sermos seus imitadores, e vejam o quanto humilde ele se manifestava dizendo: "Eu sou o maior dos pecadores." O importante é prosseguir ao Alvo, não que sejamos perfeitos, e não julgamos que já temos alcançado, e mesmo que não alcançamos nunca, "mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão adiante de mim" Fp 3:12.

E só então, depois de termos perdoado, e amado, podemos usufruir do regozijo pleno.O crente não encontra regozijo nos prazeres mundanos, mas na sua saúde espiritual. Nos diferenciamos dos ímpios por depositarmos nossa felicidade em Deus e não em coisas materias, ou sucesso pessoal.

"E isto fazei,para que o Deus da Paz esteja convosco." Fp 4:9

O crente tem motivo para se alegrar sempre,pois sabe que as coisas cooperam para o bem, e pela Graça recebe o Amor Eterno, por que ele foi eleito. Não falo da alegria exterior ou entusiasmo momentaneo, do hedonismo procurado e perseguido como estilo de vida, mas sobretudo da alegria intima de quem ama e é amado pelo Senhor Ressuscitado.


"Podemos ser felizes a partir do momento que decirdirmos ser." (Abrahan Lincoln)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Esquecendo o Passado


"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Co 5:17

Parece que essa frase dá uma sensação de liberdade. Nos livra de qualquer peso de consciência. A culpa já não existe mais. Eu estou agora ligada a Deus e Ele me cede a Sua Paz. A paz espiritual é uma emoção que todos deveriam experimentar. Os que procuram, alcançam, e se a perdem, procuram recuperá-la, como quem está sedento de água. Só que agora cuidam para não caírem em desgosto novamente, por que aquele prazer que já experimentaram é sem medidas.

Editei uma postagem semana passada, que havia feito em Abril sobre "A Mentira", e tirei como base  o versículo "Encontrareis a Verdade e a Verdade vos libertará" Jo 8:32. Vale a pena dar uma olhada. Não quero ser repetitiva, mesmo por que, não gosto de publicar postagens longas para que meu blog não fique entedioso.

Mas acrescentarei dando o meu testemunho.

Quando criança, achava que aceitar a Jesus como Senhor era algo sem muita profundidade, simples. Acabei me batizando aos 8 anos, sem entender direito o que eu tinha feito. Não gostava de ir a igreja, não lia a Biblia em casa, achava a igreja um local maçante. Parecia que eu estava agindo como Simão, o mágico, lembram? Ele se ofereceu pra ser batizado, e foi batizado em Nome de Jesus, mas depois parecia que não tinha compreendido o que era nascer de novo, e tentou comprar de Pedro aquele Poder. Porém Pedro em Atos 8:21 o repreendeu e disse: "Tu não tem parte nem sorte diante deste ministério. Pois o teu coração não é reto diante de Deus."

Pois é, eu não estava andando com Deus. Mas depois, percebi aos meus 22 anos, que aquilo foi um prazer superficial, e reconhecer Jesus verdadeiramente como Senhor, este sim, era um prazer fidedigno, autêntico e real. Atualmente Igreja pra mim é um lugar de alegria, aprendizado e crescimento. Hoje não me imagino fora do Corpo de Cristo.

Mas pra cair em si, reconhecer que a minha vida distante de Deus não estava boa eu tive que descer da minha soberbice. Deus quebrou o meu orgulho ano após ano. Eu vivia na Negação achando que a raiva, altivez, vaidade, não eram problemas meus, eram os outros que me tiravam do sério. É como aquele alcoolatra que sempre acha que tem controle sobre o quanto bebe.

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, (...)" Lc 9:23

Era um falso sistema de crenças sem base na realidade. Esse meu comportamento autoprotetor não ajudava para que as minhas compulsões e desregramentos sumissem. Pelo contrário, estancava ainda mais o meu crescimento, me alienava de todos os relacionamentos e me isolava de Deus.

Decidi então ter um compromisso com a vontade. Pelo ao menos só "por hoje" me ajustarei a realidade e não tentarei ajustar os outros a minha própria vontade. Aceitei a minha fragilidade, dependência e necessidade de busca por reparação das minhas aflições. Procurei perdoar a quem me ofendeu, e fazer as reparações a quem eu feri. Escrevi e-mails e cartas para algumas pessoas a quem eu não via há anos, e pedi perdão por certas ofensas proferidas. E todas elas foram misericordiosas e me perdoaram.

"Produzi frutos dignos de arrependimento" Mt 3:8

Ora, mas se até Jesus já se sentiu angustiado e aflito, por que então eu não posso admitir que sou fraca em certas áreas emocionais da minha vida?

Deus me resgatou e me perdoou e nem se lembra mais dos meus erros cometidos. Ele fez comigo como fez com aquela mulher adúltera a quem os fariseus acusavam de pecadora: "Nem eu te condeno, Vai e não peques mais." Jo 8:11.

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro." (Is 43:25).

"Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." (Jm 31:34).

Depois disso houve em mim um profundo arrependimento, renuncia, autoperdão, vigilância, oração, uma vontade de crescer. Fui mudando e construindo gradativamente os meus valores, e até hoje luto contra os maus hábitos, pois a peleja é todos os dias, não acaba nunca. Eu não vou desistir de ansiar em ter um coração segundo o de Cristo. Pois como Paulo diz: "Logo, não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim."

Agora não me importa mais o passado. Quero seguir em direção ao Alvo. O Passado já não mudamos mais, mas o agora em diante, este sim, é possível, a qualquer tempo, fazer uma nova história. A qualquer momento. È uma questão de decisão. Basta se render a Ele e ter seu caráter alterado através do maior Poder de Deus que já presenciei: o Seu Poder Transformador de vidas. Restaurar um ladrão, um assasino, um adultero, um mentiroso, um dependente quimico, em verdadeiros seguidores de Cristo! Relacionamentos quebrados em relacionamentos restaurados! Isso só pode vir de um Milagre Divino, em que as pessoas, como no tempo de Jesus, agora olharão espantadas e impressionadas, e dirão: "Nossa! Como a vida daquele homem mudou! Eu quero conhecer o Deus dele".

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vingança



"Quanto mais conheço o ser humano, mais me decepciono com as pessoas" (A Não Identificada)

Às vezes eu me sinto como Habacuque, que questionava quanto aos planos de Deus. Por que Deus permite tal impiedade e opressão com seus servos? Quando será feita a Justiça, Senhor? Durante muito tempo considerava a igreja um lugar seguro, uma verdadeira Irmandade. Sim, conheci verdadeiros adoradores, mas também já me decepcionei com alguns. Alguns que estão lá, à espreita, vigiando e esperando o momento de dar a sua investida venenosa.

Nós mulheres somos presas fáceis, pois temos a virtude de acreditar, e damos crédito sempre no ser humano. Mas quando nossa dignidade é atingida, queremos agir vingativamente como Sansão,com nossas próprias forças, contra esses lobos vestidos com peles de cordeiro. Homens mergulhados em sua aridez intelectual. Esses bastardos que andam no meio de nós, filhos, procurando nos ludibriar, e destruir a reputação congregacional. E eu não estou falando só de homens não. De mulheres também, que estão lá praticando a maledicência, a falsidade, o falso testemunho, o mexerico, e a inveja.

"Acautelai-vos,porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mt 7:15

Nesse mesmo capítulo de Mateus, Jesus nos chama a atenção quanto a nos mantermos alertas a falsos crentes. E um bom sinal de reconhecermos um falso cristão, é pelos seus frutos. Ou seja, bastam apenas algumas informações para percebemos se a vida da pessoa foi marcada por boas obras. Pois não há fé sem obras. "Pois somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nela." Ef 2:10. Não precisa ir muito longe, basta perguntar quantos anos ele/ela tem e o que tem feito desde que conheceu a Jesus. Se não houver obras, sua fé é morta.

E como dizia Lulu Santos: "Quem disse que a vingança é amarga? A vingança é doce como o mel.". Esse pensamento mundano as vezes quer me possuir, mas percebo que estou cada vez mais distante dessa pratica demoniaca. Desde que me converti, eu procuro repreender qualquer sentimento de retaliação que há em mim. Aprendi com meus pais que Jesus nos ensina, que amar é um trabalho árduo, devemos nos esvaziar de si. Se doar sem receber nada em troca, se humilhar e servir aos nossos inimigos, ainda que nos chamem de tolos, sempre perdoar aos que nos perseguem. Ser cristão é muito mais além do que imaginamos ser.

Devemos agir como Davi, que foi perseguido por Saul incessantemente por pura inveja, e Deus entregou o seu inimigo nas mãos, mas Davi se conteve e disse: "Julgue o Senhor entre mim e ti. E vingue-me o Senhor de ti mas a minha mão não será contra ti." I Sm 24:12. Em Salmos de Davi nº 58, exprime claramente seu clamor por Justiça naquele momento: "Deveras há um Deus que julga na Terra."

Deus é Amor, mas Deus também é Justiça. Ele nos concede a salvação mas não de forma ilegal ou fraudulenta. A intenção de Deus é salvar-nos, mas Ele quer fazê-lo de maneira a estar relacionada com Sua natureza, Seu padrão moral, Sua dignidade, Sua lei e Sua justiça. Contudo, apesar de Deus nos amar e ser misericordioso, Ele não concede a graça instantaneamente, pois há a ainda o Proceder de Deus chamado: Justiça.

Nós mulheres devemos nos manter em paz com Deus e esperar no Senhor pois Ele nos livrará de qualquer ação do inimigo. O julgamento não é nosso, é de Deus. Confie no Senhor e Ele fará Justiça, pois a Sua Justiça ainda é mais perfeita que a dos homens.

"E que, ninguém oprima ou engane a seu irmão. O Senhor é Vingador de todas essas coisas." I Ts 4:6

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Viver em Comunhão




"Há um só corpo, e um só Espírito, (...) um só Senhor, e uma só fé,(...)" (Ef 4: 4-5)

Desde 2004 tenho vivenciado a maravilhosa experiência de viver em comunhão, afinal Deus prefere se revelar na coletividade. Aliás, a Bíblia, me parece um Manual de Relacionamentos. Deus nos criou para nos relacionarmos, e juntos, na Congregação, ajudarmos uns aos outros. Eu me sinto muito amada, acolhida pelo verdadeiro amor cristão, em que muitos se preocupam com minha caminhada, com as minhas necessidades, e se aproximam em busca de minha amizade motivada pela pura sinceridade. Não se deve resistir, mas sim, se render e admitir que nós precisamos uns dos outros.

"O olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti! Nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós!" I Co 12:21

Em Efésios, Paulo diz que Jesus é o cabeça da igreja, e nós, os membros de um só Corpo. Não consigo imaginar como algumas pessoas querem seguir a Cristo sem ir a igreja. É como querer carregar a cabeça nos seus ombros até sua casa. Mas, como um corpo não fica sem cabeça, também não é possível ter Cristo sem a igreja nem a igreja sem Cristo. Mas eu não estou falando em só "frequentar" a igreja, estou falando em "viver" igreja.

É caminhando com os irmãos que praticamos os nossos frutos do Espírito. Nos alegramos com alguns, nos decepcionamos com outros, mas é na igreja que somos um só corpo. Não devemos temer a repreensão, pois é na repreensão em amor que amadurecemos espiritualmente. Tratamos o nosso domínio próprio, a nossa longanimidade, paciência, etc.

"E até importa que haja entre vós diferenças, para os que tem a aprovação de Deus se manifestem no nosso meio." I Co 11:19

O Pequeno Grupo é exemplo de um só corpo em Cristo, onde aprendemos como nos tornar uma família, adorar ao Senhor e edificar a vida espiritual uns dos outros. O Pequeno Grupo não é um grupo de oração, pois o designio principal é que o grupo tenha a seguinte atitude: "O que essas pessoas podem fazer por mim?". Também não é um grupo de estudo, pois dessa forma tende a se tonar um grupo restrito e fechado, onde o incrédulo não é bem vindo. E nem um lugar de pregação, ainda que aconteça naturalmente, mas o que queremos é estimular a compartilha de necessidade, a realidade da vida do Corpo e a verdadeira comunhão.

Não tem nada a ver em se reunir com alguns amigos que pensam da mesma forma. Pelo contrário, aprendemos é com as diferenças, exercitamos Amor é na Diversidade. È muito mais além disso! É um lugar de restauração, pois devemos sair da negação e admitirmos que somos todos doentes, e que somente uma Força Superior e com a ajuda dos irmãos podemos atingir a cura. A partir do momento que decidimos ser uma nova criatura, devemos carregar a característica de viver em Cristo de casa em casa e na grande congregação.

Queria deixar registrado aqui a minha imensa gratidão por todos os pequenos grupos que participei, por todos os irmãos em Cristo que fiz, por grandes líderes espirituais que Deus tem colocado na minha caminhada, e sem dúvida, ao meu atual P.G. que se entristece nas minhas tribulações e se alegra com as minhas conquistas! Eu recebo de vocês a genuína compaixão humana!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Casados para Sempre?


"No verdadeiro amor não manda ninguém; ambos obedecem." (Alejandro Casona)

Aê mulherada! Pra você que vai casar, calma, não se desespere, ainda há tempo de desistir.[risos]
Bom, eu não quero passar uma mensagem desanimadora, mas sabemos da responsabilidade que um casamento gera em nossas vidas e que a união entre um homem e uma mulher é de origem Divina: "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne." (Gn  2:24)
O casamento entre dois cristãos deve, como plano de Deus, ser exclusiva, monogâmica, aceitar os princípios para o matrimônio e submeter-se a Palavra e ao Espírito.

Mas nem sempre é assim. As tribulações aparecem, a convivência fica difícil, e a primeira coisa que vem à mente é desistir, e pedir divórcio. Acontece que a Lei de Deus, não é a mesma lei dos homens. Paulo diz que "Todavia, mando não eu, MAS O SENHOR, que a mulher não se aparte do marido, (...) e que o marido não deixe sua mulher." (I Co 7:10-11) È aquela famosa frase da camisa: "Casou-se, Lascou-se." [risos]

Mas você deve estar se perguntando: "-Mas como assim? Eu não posso me separar nunca mais? Mas ele é alcoolotra, bate em mim e nas crianças!"

Bom, Jesus deixou claro, quando foi interrogado pelos fariseus, que a fornicação cometida por qualquer das partes é a única base permissível para o divórcio. (Mt 19: 1-12) Mas se houver a separação sem que haja fornicação em ambas as partes, ou seja,um divórcio por incompatibilidade, me parece que Jesus manda que não se recasem, pois uma nova união sexual resultaria em adultério: "Eu vos digo,porém qualquer que repudiar sua mulher, (...) e casar com outra comete adultério, e o que casar com a repudiada também comete adultério." (Mt 19:9) Ou seja, o recasamento é considerado fornicação aos olhos de Deus. O divórcio é sempre pecado quando ambos são cristãos, e os votos só podem ser quebrados com a morte.

É bom saber também que o cristão não deve nunca de forma consciente se casar com um incrédulo : "Não vos prendais a um julgo desigual." ( 2 Co 6:14). Mas caso isso aconteça, a Palavra de Deus, entretanto, parece permitir a separação em que um dos cônjuges é incrédulo, mas somente, se o incrédulo decidir se apartar,pois Paulo diz que "Neste caso o irmão não está sujeito à servidão,pois Deus chamou-nos para a Paz." (I Co 7:15)

Enfim, as situações em torno do tema são variadas, e cada caso é um caso, o importante é entender que o casamento é uma instituição estabelecida por Deus e não deve ser encarada com leviandade.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Brazil: The unique Five-Times World Champion


We know the reasons that make us feel sad for borning in a country which has social problems, high taxs and interests plus low encouragement for cultural programs. We´ve been developing critical thinking over 500 years of poverty, but as our President says: "I´m brazilian, and I will never give up"(lol).

Anyway, we still have the chance of this year to feel proud for our country. Brazil wins the World Cup for fifth time, and this year of 2010 we will express our excitement in our source national pride: the soccer team.
Brazil has the best and most creative football in the world, furthermore all the world’s national teams are composed of many Brazilians, found in just about every country.

In 1958, Brazil introduced Pele, internationally know as the greatest soccer in the world ever, won the Cup in Sweden, and 1962 in Chile, and 1970 in Mexico.

Besides Brazil also won the Cup in 1994 and 2002. But this year in South Africa crowds will gather at the stadium to cheer our team to be the only Six-time winner of the World Cup! Well, I hope so, at least I will keep my fingers crossed. ;-P