segunda-feira, 7 de junho de 2010

Viver em Comunhão




"Há um só corpo, e um só Espírito, (...) um só Senhor, e uma só fé,(...)" (Ef 4: 4-5)

Desde 2004 tenho vivenciado a maravilhosa experiência de viver em comunhão, afinal Deus prefere se revelar na coletividade. Aliás, a Bíblia, me parece um Manual de Relacionamentos. Deus nos criou para nos relacionarmos, e juntos, na Congregação, ajudarmos uns aos outros. Eu me sinto muito amada, acolhida pelo verdadeiro amor cristão, em que muitos se preocupam com minha caminhada, com as minhas necessidades, e se aproximam em busca de minha amizade motivada pela pura sinceridade. Não se deve resistir, mas sim, se render e admitir que nós precisamos uns dos outros.

"O olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti! Nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós!" I Co 12:21

Em Efésios, Paulo diz que Jesus é o cabeça da igreja, e nós, os membros de um só Corpo. Não consigo imaginar como algumas pessoas querem seguir a Cristo sem ir a igreja. É como querer carregar a cabeça nos seus ombros até sua casa. Mas, como um corpo não fica sem cabeça, também não é possível ter Cristo sem a igreja nem a igreja sem Cristo. Mas eu não estou falando em só "frequentar" a igreja, estou falando em "viver" igreja.

É caminhando com os irmãos que praticamos os nossos frutos do Espírito. Nos alegramos com alguns, nos decepcionamos com outros, mas é na igreja que somos um só corpo. Não devemos temer a repreensão, pois é na repreensão em amor que amadurecemos espiritualmente. Tratamos o nosso domínio próprio, a nossa longanimidade, paciência, etc.

"E até importa que haja entre vós diferenças, para os que tem a aprovação de Deus se manifestem no nosso meio." I Co 11:19

O Pequeno Grupo é exemplo de um só corpo em Cristo, onde aprendemos como nos tornar uma família, adorar ao Senhor e edificar a vida espiritual uns dos outros. O Pequeno Grupo não é um grupo de oração, pois o designio principal é que o grupo tenha a seguinte atitude: "O que essas pessoas podem fazer por mim?". Também não é um grupo de estudo, pois dessa forma tende a se tonar um grupo restrito e fechado, onde o incrédulo não é bem vindo. E nem um lugar de pregação, ainda que aconteça naturalmente, mas o que queremos é estimular a compartilha de necessidade, a realidade da vida do Corpo e a verdadeira comunhão.

Não tem nada a ver em se reunir com alguns amigos que pensam da mesma forma. Pelo contrário, aprendemos é com as diferenças, exercitamos Amor é na Diversidade. È muito mais além disso! É um lugar de restauração, pois devemos sair da negação e admitirmos que somos todos doentes, e que somente uma Força Superior e com a ajuda dos irmãos podemos atingir a cura. A partir do momento que decidimos ser uma nova criatura, devemos carregar a característica de viver em Cristo de casa em casa e na grande congregação.

Queria deixar registrado aqui a minha imensa gratidão por todos os pequenos grupos que participei, por todos os irmãos em Cristo que fiz, por grandes líderes espirituais que Deus tem colocado na minha caminhada, e sem dúvida, ao meu atual P.G. que se entristece nas minhas tribulações e se alegra com as minhas conquistas! Eu recebo de vocês a genuína compaixão humana!

2 comentários:

  1. Em Pequenos Grupos a gente aprende que pessoas sao mais importantes que coisas...e exercita o amor ao proximo...e o amor incondicional...:-)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto, de verdade...

    Gostaria de ressaltar um fragmento:

    "Não consigo imaginar como algumas pessoas querem seguir a Cristo sem ir a igreja."

    Eu sei, eu sei, que pessoas como eu, que vc talvez considere um "crente meia boca com boa retórica" (kkkkkkkkkkk) vá apenas tentar relativisar algo que é sagradamente absoluto, como o que vc acredita por exemplo...

    Mas como eu sou um chato incurável, vou falar assim mesmo... :-P

    Eu concordo com vc quanto a questão de comunhão... Não existe seguidor de Jesus solitário... Seguir a cristo só é possível através do outro. Até pq a maxima da fé é o amor... e para amar vc precisa de ter alguém para amar... contando até os inimigos... rsrsrsrs

    Eu confesso que não sou muito congregacional... Existe sim uma igreja, existe um pequeno grupo... Mas acredito que isso é apenas uma pequena parte de um todo que se pode e deve ser vivenciado...

    Jesus não era de templos, o templo dele era os espaços abertos, os campos, a beira-mar, e principalmente, o povo, o povão... Equanto os fariseus estavam infirnados no templos e comendos os bolos nas casas das viuvas jesus estava num monte peo deserto multiplicando pães, participando de festas e banquetes, andando... viajando, peregrinando... ele era livre...

    E é essa liberdade de vivenciar a espiritualidade onde quer que formos, de espalhar o evangelho para todos e em todos os lugares que a igreja chamada institucional sufocou...

    O grande problema não é a igreja... Mas sim atribuir um valor a ela que ela não tem... Como o fato dela se colocar como o sacerdote que liga vc a deus...

    Acho que as igrejas tem sim uma legitimidade histórica e papel importante para a educaão e principalmente, para , no decorrer da história manter protegida os preceitos elementares do que cristo foi...

    Mas a vivencia espiritual é algo que se vive integralmente em todos os aspectos da sua vida... A Igreja instituição não é o fim em si mesma... Ela pode lhe dar conhecimento de deus... Mas relacionamento com deus, e a vivencia da espiritualidade compartilhada com as pessoas(o tão amado povão de jesus), há, esse aí a gente só encontra se sairmos da gaiola edependência institucional e ver que Jesus age às vezes nos lugares mais improváveis... Até, quem sabe, através de um incrédulo coo eu... quem sabe...

    rsrsrsrsrs

    bjão mah

    ResponderExcluir