segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vingança



"Quanto mais conheço o ser humano, mais me decepciono com as pessoas" (A Não Identificada)

Às vezes eu me sinto como Habacuque, que questionava quanto aos planos de Deus. Por que Deus permite tal impiedade e opressão com seus servos? Quando será feita a Justiça, Senhor? Durante muito tempo considerava a igreja um lugar seguro, uma verdadeira Irmandade. Sim, conheci verdadeiros adoradores, mas também já me decepcionei com alguns. Alguns que estão lá, à espreita, vigiando e esperando o momento de dar a sua investida venenosa.

Nós mulheres somos presas fáceis, pois temos a virtude de acreditar, e damos crédito sempre no ser humano. Mas quando nossa dignidade é atingida, queremos agir vingativamente como Sansão,com nossas próprias forças, contra esses lobos vestidos com peles de cordeiro. Homens mergulhados em sua aridez intelectual. Esses bastardos que andam no meio de nós, filhos, procurando nos ludibriar, e destruir a reputação congregacional. E eu não estou falando só de homens não. De mulheres também, que estão lá praticando a maledicência, a falsidade, o falso testemunho, o mexerico, e a inveja.

"Acautelai-vos,porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores." Mt 7:15

Nesse mesmo capítulo de Mateus, Jesus nos chama a atenção quanto a nos mantermos alertas a falsos crentes. E um bom sinal de reconhecermos um falso cristão, é pelos seus frutos. Ou seja, bastam apenas algumas informações para percebemos se a vida da pessoa foi marcada por boas obras. Pois não há fé sem obras. "Pois somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nela." Ef 2:10. Não precisa ir muito longe, basta perguntar quantos anos ele/ela tem e o que tem feito desde que conheceu a Jesus. Se não houver obras, sua fé é morta.

E como dizia Lulu Santos: "Quem disse que a vingança é amarga? A vingança é doce como o mel.". Esse pensamento mundano as vezes quer me possuir, mas percebo que estou cada vez mais distante dessa pratica demoniaca. Desde que me converti, eu procuro repreender qualquer sentimento de retaliação que há em mim. Aprendi com meus pais que Jesus nos ensina, que amar é um trabalho árduo, devemos nos esvaziar de si. Se doar sem receber nada em troca, se humilhar e servir aos nossos inimigos, ainda que nos chamem de tolos, sempre perdoar aos que nos perseguem. Ser cristão é muito mais além do que imaginamos ser.

Devemos agir como Davi, que foi perseguido por Saul incessantemente por pura inveja, e Deus entregou o seu inimigo nas mãos, mas Davi se conteve e disse: "Julgue o Senhor entre mim e ti. E vingue-me o Senhor de ti mas a minha mão não será contra ti." I Sm 24:12. Em Salmos de Davi nº 58, exprime claramente seu clamor por Justiça naquele momento: "Deveras há um Deus que julga na Terra."

Deus é Amor, mas Deus também é Justiça. Ele nos concede a salvação mas não de forma ilegal ou fraudulenta. A intenção de Deus é salvar-nos, mas Ele quer fazê-lo de maneira a estar relacionada com Sua natureza, Seu padrão moral, Sua dignidade, Sua lei e Sua justiça. Contudo, apesar de Deus nos amar e ser misericordioso, Ele não concede a graça instantaneamente, pois há a ainda o Proceder de Deus chamado: Justiça.

Nós mulheres devemos nos manter em paz com Deus e esperar no Senhor pois Ele nos livrará de qualquer ação do inimigo. O julgamento não é nosso, é de Deus. Confie no Senhor e Ele fará Justiça, pois a Sua Justiça ainda é mais perfeita que a dos homens.

"E que, ninguém oprima ou engane a seu irmão. O Senhor é Vingador de todas essas coisas." I Ts 4:6

3 comentários:

  1. Fiquei surpreso com a qualidade do texto. Está realmente muito bem escrito. Não que eu não apostasse na autoria como excelente escritora, mas é que somos geralmente surpreendidos quando alguém de dentro da nossa casa faz coisas tão bem feitas. Somos cegos para aqueles que convivemos. Enfim, concordo com o texto. E, aproveitando, acrescento. Por várias vezes fui tomado pela vontade de vingança. No entanto fui percebendo que era, muitas vezes, arrogância e prepotência minha, ainda que sem perceber. Refletindo, percebi que eu já tinha por muitas vezes sido muito mais lobo que muita gente de dentro e fora da igreja. O problema estava em mim, em me achar, mais uma vez sem perceber, um modelo de pessoa. Todos estavam errados e eu sempre estava certo. O meu raciocínio era muito mais lógico e sempre o que eu achava era verdadeiro por mais que fosse criação do meu cérebro. Aí, depois de muito refletir e perceber que o errado era eu, comecei a parar de julgar e querer me vingar. Até porque o sentimento de vingança deixa a nossa vida pesada. As coisas não andam, nada progride, não muda. O melhor é se libertar e se sentir leve pra tocar a vida. (Filipe Pucci)

    ResponderExcluir
  2. eita pau mah... tu só conversa sobre temas estreitos... rsrsrsrsrs

    é impossível ler um texto desses e ser indiferente...

    muitas coisas me geram dúvidas... por exemplo... falar de vingança é falar de perdão. perdão é sentimento ou escolha? pq se for sentimento eu to lascado. Mas por maus que eu esteja p*** da vida com alguém, quando tenho oportunidade rela de fazer o mal(a exemplo de davi) escolho não fazer em detrimento de meu sentimento.... isso para vc é legítimo?

    Sinto um certo ar de (na defensiva) em seus textos... parece que vc, não sei pq cargas d'agua está em constantes ameaças... o bixo homem deve ter lhe feito mal pra caramba... rsrsrsrsrsrs

    Mas infelizmente mah, se igreja é hospital de almas (há controvérsias sobre isso, mas isso é outro assunto...) enbtão é pra ter gente doente mesmo... doente psico-emocionalmente... ai entra paulo mandando expulsar quem se diz irmão e faz coisas terríveis (sempre o paulo...)... Ai fico a pensar em minha própria vida e meus proprios sentimnentos e mazelas... acho que se depender de retidão para fazer parte de uma comunidade cristã, eu estou lascado, uma vez que me considero, mais do que o próprio Paulo, o mais pecador dos homens...
    e que deus tenha piedade de mim...
    abração mah!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk mas maxo véi, o nome desse blog é "Desabafos de uma Mulher com Porposito"!!! Eu tô aqui é pra desabafar mesmo!! E o que eu quero dizer é escolher não fazer o mal ou se vingar por se ter escolhido uma nova vida, deixar para tras as coisas que antes de conhecer a Jesus me prendia ao pecado! Isso não quer dizer que sou desprovida de pecado! Mas o pecador redimido ASSUME e ADMITE os seus erros e procura se curar, mesmo que a cura num venha nunca, mas não devemos cessar nossa busca por uma vida espiritual! O erro está em querer seguir a Cristo e continuar na Negação! Entende?

    ResponderExcluir