sexta-feira, 18 de junho de 2010

Esquecendo o Passado


"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Co 5:17

Parece que essa frase dá uma sensação de liberdade. Nos livra de qualquer peso de consciência. A culpa já não existe mais. Eu estou agora ligada a Deus e Ele me cede a Sua Paz. A paz espiritual é uma emoção que todos deveriam experimentar. Os que procuram, alcançam, e se a perdem, procuram recuperá-la, como quem está sedento de água. Só que agora cuidam para não caírem em desgosto novamente, por que aquele prazer que já experimentaram é sem medidas.

Editei uma postagem semana passada, que havia feito em Abril sobre "A Mentira", e tirei como base  o versículo "Encontrareis a Verdade e a Verdade vos libertará" Jo 8:32. Vale a pena dar uma olhada. Não quero ser repetitiva, mesmo por que, não gosto de publicar postagens longas para que meu blog não fique entedioso.

Mas acrescentarei dando o meu testemunho.

Quando criança, achava que aceitar a Jesus como Senhor era algo sem muita profundidade, simples. Acabei me batizando aos 8 anos, sem entender direito o que eu tinha feito. Não gostava de ir a igreja, não lia a Biblia em casa, achava a igreja um local maçante. Parecia que eu estava agindo como Simão, o mágico, lembram? Ele se ofereceu pra ser batizado, e foi batizado em Nome de Jesus, mas depois parecia que não tinha compreendido o que era nascer de novo, e tentou comprar de Pedro aquele Poder. Porém Pedro em Atos 8:21 o repreendeu e disse: "Tu não tem parte nem sorte diante deste ministério. Pois o teu coração não é reto diante de Deus."

Pois é, eu não estava andando com Deus. Mas depois, percebi aos meus 22 anos, que aquilo foi um prazer superficial, e reconhecer Jesus verdadeiramente como Senhor, este sim, era um prazer fidedigno, autêntico e real. Atualmente Igreja pra mim é um lugar de alegria, aprendizado e crescimento. Hoje não me imagino fora do Corpo de Cristo.

Mas pra cair em si, reconhecer que a minha vida distante de Deus não estava boa eu tive que descer da minha soberbice. Deus quebrou o meu orgulho ano após ano. Eu vivia na Negação achando que a raiva, altivez, vaidade, não eram problemas meus, eram os outros que me tiravam do sério. É como aquele alcoolatra que sempre acha que tem controle sobre o quanto bebe.

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, (...)" Lc 9:23

Era um falso sistema de crenças sem base na realidade. Esse meu comportamento autoprotetor não ajudava para que as minhas compulsões e desregramentos sumissem. Pelo contrário, estancava ainda mais o meu crescimento, me alienava de todos os relacionamentos e me isolava de Deus.

Decidi então ter um compromisso com a vontade. Pelo ao menos só "por hoje" me ajustarei a realidade e não tentarei ajustar os outros a minha própria vontade. Aceitei a minha fragilidade, dependência e necessidade de busca por reparação das minhas aflições. Procurei perdoar a quem me ofendeu, e fazer as reparações a quem eu feri. Escrevi e-mails e cartas para algumas pessoas a quem eu não via há anos, e pedi perdão por certas ofensas proferidas. E todas elas foram misericordiosas e me perdoaram.

"Produzi frutos dignos de arrependimento" Mt 3:8

Ora, mas se até Jesus já se sentiu angustiado e aflito, por que então eu não posso admitir que sou fraca em certas áreas emocionais da minha vida?

Deus me resgatou e me perdoou e nem se lembra mais dos meus erros cometidos. Ele fez comigo como fez com aquela mulher adúltera a quem os fariseus acusavam de pecadora: "Nem eu te condeno, Vai e não peques mais." Jo 8:11.

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro." (Is 43:25).

"Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." (Jm 31:34).

Depois disso houve em mim um profundo arrependimento, renuncia, autoperdão, vigilância, oração, uma vontade de crescer. Fui mudando e construindo gradativamente os meus valores, e até hoje luto contra os maus hábitos, pois a peleja é todos os dias, não acaba nunca. Eu não vou desistir de ansiar em ter um coração segundo o de Cristo. Pois como Paulo diz: "Logo, não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim."

Agora não me importa mais o passado. Quero seguir em direção ao Alvo. O Passado já não mudamos mais, mas o agora em diante, este sim, é possível, a qualquer tempo, fazer uma nova história. A qualquer momento. È uma questão de decisão. Basta se render a Ele e ter seu caráter alterado através do maior Poder de Deus que já presenciei: o Seu Poder Transformador de vidas. Restaurar um ladrão, um assasino, um adultero, um mentiroso, um dependente quimico, em verdadeiros seguidores de Cristo! Relacionamentos quebrados em relacionamentos restaurados! Isso só pode vir de um Milagre Divino, em que as pessoas, como no tempo de Jesus, agora olharão espantadas e impressionadas, e dirão: "Nossa! Como a vida daquele homem mudou! Eu quero conhecer o Deus dele".

3 comentários:

  1. Muito massa mah teu post... Sou bastante solidário com sua luta. E seu que isso é diário, pois nosso maior inimigo (nós mesmos) não nos deixa um minuto sequer... Que eu possa a cada dia deixar cristo viver através da minha vida.

    Muito bom seu texto...

    Té mais.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo seu texto! Mas vc mudou um pouco esse versículo de Gálatas 2:20 que diz: "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim;"

    Abraço!

    Luana

    ResponderExcluir
  3. Retificado Luana! kkk valha! que furada aquela hein!

    ResponderExcluir