quinta-feira, 3 de junho de 2010

Casados para Sempre?


"No verdadeiro amor não manda ninguém; ambos obedecem." (Alejandro Casona)

Aê mulherada! Pra você que vai casar, calma, não se desespere, ainda há tempo de desistir.[risos]
Bom, eu não quero passar uma mensagem desanimadora, mas sabemos da responsabilidade que um casamento gera em nossas vidas e que a união entre um homem e uma mulher é de origem Divina: "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne." (Gn  2:24)
O casamento entre dois cristãos deve, como plano de Deus, ser exclusiva, monogâmica, aceitar os princípios para o matrimônio e submeter-se a Palavra e ao Espírito.

Mas nem sempre é assim. As tribulações aparecem, a convivência fica difícil, e a primeira coisa que vem à mente é desistir, e pedir divórcio. Acontece que a Lei de Deus, não é a mesma lei dos homens. Paulo diz que "Todavia, mando não eu, MAS O SENHOR, que a mulher não se aparte do marido, (...) e que o marido não deixe sua mulher." (I Co 7:10-11) È aquela famosa frase da camisa: "Casou-se, Lascou-se." [risos]

Mas você deve estar se perguntando: "-Mas como assim? Eu não posso me separar nunca mais? Mas ele é alcoolotra, bate em mim e nas crianças!"

Bom, Jesus deixou claro, quando foi interrogado pelos fariseus, que a fornicação cometida por qualquer das partes é a única base permissível para o divórcio. (Mt 19: 1-12) Mas se houver a separação sem que haja fornicação em ambas as partes, ou seja,um divórcio por incompatibilidade, me parece que Jesus manda que não se recasem, pois uma nova união sexual resultaria em adultério: "Eu vos digo,porém qualquer que repudiar sua mulher, (...) e casar com outra comete adultério, e o que casar com a repudiada também comete adultério." (Mt 19:9) Ou seja, o recasamento é considerado fornicação aos olhos de Deus. O divórcio é sempre pecado quando ambos são cristãos, e os votos só podem ser quebrados com a morte.

É bom saber também que o cristão não deve nunca de forma consciente se casar com um incrédulo : "Não vos prendais a um julgo desigual." ( 2 Co 6:14). Mas caso isso aconteça, a Palavra de Deus, entretanto, parece permitir a separação em que um dos cônjuges é incrédulo, mas somente, se o incrédulo decidir se apartar,pois Paulo diz que "Neste caso o irmão não está sujeito à servidão,pois Deus chamou-nos para a Paz." (I Co 7:15)

Enfim, as situações em torno do tema são variadas, e cada caso é um caso, o importante é entender que o casamento é uma instituição estabelecida por Deus e não deve ser encarada com leviandade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário