"Não ameis o mundo, nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provêm do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente." I João 2:15-17
Cobiçar significa voltar nossos olhos para algo que não nos pertence. A cobiça alimenta, também, a falta de contentamento, encoraja nossos olhos a vaguearem inquietos, busca a satisfação em coisas que não possuímos e não no que Deus nos deu.
Li num blog uma vez um exemplo que achei engraçado. O blogueiro viu uma estátua na rua segurando uma tábua em que dizia: "Se não podemos cobiçar, o que acontecerá com a economia?". Interessante a pergunta, pois, nos leva a questionar se vivermos numa situação de conveniência, isso não resultaria em posição de acomodação.
Como dizia Roberto Carlos: “Tudo que é bom, é imoral, ilegal, ou engorda.”
Mas hoje eu queria fazer um estudo sobre o assunto. Será que é mesmo pecado?
Tem um caso bíblico que denota bem essa questão de cobiça. Começo do mundo. Gênesis. Pois é, e quem não lembra do caso Adão e Eva? E vendo Eva que aquela árvore era boa para se comer (concupiscência da carne), e agradável aos olhos (concupiscência dos olhos) e árvore desejável para dar o entendimento (soberba da vida), tomou do seu fruto.
È...Sofremos as consequências das nossas escolhas. Se eles tivessem escolhido o caminho da benção, imagine como o mundo seria hoje. Não há um erro que passe despercebido por Deus. Sempre iremos pagar o preço.
Mas enfim, o tema que queria gerar em torno era outro. O caso em que quero relatar hoje, envolve relacionamento entre homem e mulher, e primeiro seria bom conceituar a palavra "carne" para um melhor entendimento. Afinal de contas, o que é a carne?
Carne significa a relação íntima e duradoura de um relacionamento estabelecido entre um homem e uma mulher na união de casamento: "portanto, deixará o varão o seu pai e sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne".
Eis o exemplo de uma pessoa que é tentada na área da cobiça sexual. Ele é atraído sensualmente por uma outra pessoa. Ele senta-se e começa a olhar aquela outra pessoa (o que é cobiça dos olhos). Ele imagina que palavras dizer, gosta da sensual euforia dessa experiência (cobiça da carne). Ele até pensa da conquista que teria se pudesse seduzir a outra pessoa à uma relação ilícita (o que é soberba da vida).
Portanto, cobiça ou concupiscência carnal significa um desejo impuro, um forte desejo por aquilo que é impróprio ou proibido.
Me lembrei agora de Mt 5:27-28. "Ouvistes o que fois dito aos antigos: Não adulterás. Eu porém vos digo: Qualquer que olhar pra uma mulher com intenção impura, no coração já cometeu adultério com ela. Portanto se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti. É melhor que se perca um de seus membros do que seja todo o seu corpo lançado no inferno."
Não estou querendo lhe recriminar, e dizer que você, caro internauta, vai pro inferno se possui tal hábito. Mas a restauração é para todos nós, e se você o confessa diante de Deus, e procura se livrar dessa prática, tenho certeza que Deus vai lhe conceder a cura.
O primeiro passo a se tomar é abster-se através de um ato de vontade própria.
"Amados, peço-vos como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma". I Pe 2:11
A primeira batalha pela vitória espiritual é para ser lutada contra a vontade, não contra as paixões do corpo. Antes de haver a tentação, antes de haver a oportunidade ou o desejo de fazer o mal, resolva o problema do compromisso com a vontade.
Neste momento vale a pena ler Romanos 8. O texto não caberia aqui de tão extenso.
Nenhuma mulher precisa se submeter a um relacionamento onde não há respeito. Hoje eu vejo que beleza não segura homem nenhum. Se ele for traidor ou olhador, ele vai continuar fazendo, mesmo estando com a mulher mais linda do lado. Isso é falha de caráter. Mau hábito. E hábitos, não mudam.
Eu não me conformo com as coisas do mundo. Eu não aceito. Eu não quero pra mim um homem infiel, cobiçador, egoísta, e individualista. Eu vou lutar sim até o fim contra a imoralidade sexual, os espíritos imundos, as vãs filosofias, o relativismo etc. Quero continuar a fazer o que Cristo começou: a desfazer as coisas do diabo. Isso não é legalismo, “não sou daqueles que se retiram da perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma” Hb 10:39.
"quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é bom, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai." Fp 4:8
adorei o seu post moça e saiba que voce nao está sozinha nessa luta por um mundo melhor e sem pecado,eu tambem nao me conformo com as coisas do mundo e que a nossa natureza individualista é culpada por isso,tambem,só para esclarecer,eu acho uma nojeira total os homens e as mulheres comprometidos ficarem olhando fixo para a bunda de outra ou os musculos de outro.
ResponderExcluirBom texto! Mas só um detalhe, hábitos podem ser mudados... Deus te use filha!
ResponderExcluirConcordo, pois pra Deus tudo é possível ao que crer
ExcluirInteressante o assunto,mas nem todo olhar significa cobiça, pois quando vc passa em frente de alguma residência e ver um jardim, com várias especies de plantas, flores, vc olha admira, acha linda porém não deseja tê-las, apenas admirou, mas se vc puder olhar, arrancar e levar para casa, além de cobiçar vc roubou, o apenas olhar com admiração não é pecado, o pecado estar no desejo de possuir, e é isso que leva a morte... Devemos compreender que nem todo olhar é malicioso, existe a admiração, o respeito,e a discrição então, não se pode generalizar, por exemplo: um primeiro olhar acompanhado de virar o pescoço sem querer perder de vista é cobiça, já um olhar inevitável de primeiro mão, o qual nenhum ser humano é capaz de evitar, não se caracteriza cobiça, mas admiração, só se torna cobiça o olhar seguido do desejo de possuir...Ae vezes o ser humano, julga o próximo sem saber quais são as reais intenções, por isso que um bom diálogo e resolve caso mais sérios... Tenha uma boa tarde. E que dá próxima vez, abra mais os olhos, porém, não deixe de saber as verdadeiras intenções através do diálogo franco, sincero e aberto com seu companheiro!
ResponderExcluirRaríssimos os casos de um homem olhar para uma mulher só por admiração! Raríssimos só o primeiro olhar! O segundo olhar, o de cobiça, já está na mente do homem! Parece um adesivo!
Excluir