quinta-feira, 15 de abril de 2010

A cobiça dos olhos


"Não ameis o mundo, nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provêm do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente." I João 2:15-17


Cobiçar significa voltar nossos olhos para algo que não nos pertence. A cobiça alimenta, também, a falta de contentamento, encoraja nossos olhos a vaguearem inquietos, busca a satisfação em coisas que não possuímos e não no que Deus nos deu.

Li num blog uma vez um exemplo que achei engraçado. O blogueiro viu uma estátua na rua segurando uma tábua em que dizia: "Se não podemos cobiçar, o que acontecerá com a economia?". Interessante a pergunta, pois, nos leva a questionar se vivermos numa situação de conveniência, isso não resultaria em posição de acomodação.

Como dizia Roberto Carlos: “Tudo que é bom, é imoral, ilegal, ou engorda.”
Mas hoje eu queria fazer um estudo sobre o assunto. Será que é mesmo pecado?

Tem um caso bíblico que denota bem essa questão de cobiça. Começo do mundo. Gênesis. Pois é, e quem não lembra do caso Adão e Eva? E vendo Eva que aquela árvore era boa para se comer (concupiscência da carne), e agradável aos olhos (concupiscência dos olhos) e árvore desejável para dar o entendimento (soberba da vida), tomou do seu fruto.

È...Sofremos as consequências das nossas escolhas. Se eles tivessem escolhido o caminho da benção, imagine como o mundo seria hoje. Não há um erro que passe despercebido por Deus. Sempre iremos pagar o preço.

Mas enfim, o tema que queria gerar em torno era outro. O caso em que quero relatar hoje, envolve relacionamento entre homem e mulher, e primeiro seria bom conceituar a palavra "carne" para um melhor entendimento. Afinal de contas, o que é a carne?

Carne significa a relação íntima e duradoura de um relacionamento estabelecido entre um homem e uma mulher na união de casamento: "portanto, deixará o varão o seu pai e sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne".

Eis o exemplo de uma pessoa que é tentada na área da cobiça sexual. Ele é atraído sensualmente por uma outra pessoa. Ele senta-se e começa a olhar aquela outra pessoa (o que é cobiça dos olhos). Ele imagina que palavras dizer, gosta da sensual euforia dessa experiência (cobiça da carne). Ele até pensa da conquista que teria se pudesse seduzir a outra pessoa à uma relação ilícita (o que é soberba da vida).

Portanto, cobiça ou concupiscência carnal significa um desejo impuro, um forte desejo por aquilo que é impróprio ou proibido.

Me lembrei agora de Mt 5:27-28. "Ouvistes o que fois dito aos antigos: Não adulterás. Eu porém vos digo: Qualquer que olhar pra uma mulher com intenção impura, no coração já cometeu adultério com ela. Portanto se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti. É melhor que se perca um de seus membros do que seja todo o seu corpo lançado no inferno."

Não estou querendo lhe recriminar, e dizer que você, caro internauta, vai pro inferno se possui tal hábito. Mas a restauração é para todos nós, e se você o confessa diante de Deus, e procura se livrar dessa prática, tenho certeza que Deus vai lhe conceder a cura.

O primeiro passo a se tomar é abster-se através de um ato de vontade própria.

"Amados, peço-vos como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma". I Pe 2:11

A primeira batalha pela vitória espiritual é para ser lutada contra a vontade, não contra as paixões do corpo. Antes de haver a tentação, antes de haver a oportunidade ou o desejo de fazer o mal, resolva o problema do compromisso com a vontade.

Neste momento vale a pena ler Romanos 8. O texto não caberia aqui de tão extenso.

Nenhuma mulher precisa se submeter a um relacionamento onde não há respeito. Hoje eu vejo que beleza não segura homem nenhum. Se ele for traidor ou olhador, ele vai continuar fazendo, mesmo estando com a mulher mais linda do lado. Isso é falha de caráter. Mau hábito. E hábitos, não mudam.

Eu não me conformo com as coisas do mundo. Eu não aceito. Eu não quero pra mim um homem infiel, cobiçador, egoísta, e individualista. Eu vou lutar sim até o fim contra a imoralidade sexual, os espíritos imundos, as vãs filosofias, o relativismo etc. Quero continuar a fazer o que Cristo começou: a desfazer as coisas do diabo. Isso não é legalismo, “não sou daqueles que se retiram da perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma” Hb 10:39.

"quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é bom, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai." Fp 4:8

5 comentários:

  1. adorei o seu post moça e saiba que voce nao está sozinha nessa luta por um mundo melhor e sem pecado,eu tambem nao me conformo com as coisas do mundo e que a nossa natureza individualista é culpada por isso,tambem,só para esclarecer,eu acho uma nojeira total os homens e as mulheres comprometidos ficarem olhando fixo para a bunda de outra ou os musculos de outro.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto! Mas só um detalhe, hábitos podem ser mudados... Deus te use filha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, pois pra Deus tudo é possível ao que crer

      Excluir
  3. Interessante o assunto,mas nem todo olhar significa cobiça, pois quando vc passa em frente de alguma residência e ver um jardim, com várias especies de plantas, flores, vc olha admira, acha linda porém não deseja tê-las, apenas admirou, mas se vc puder olhar, arrancar e levar para casa, além de cobiçar vc roubou, o apenas olhar com admiração não é pecado, o pecado estar no desejo de possuir, e é isso que leva a morte... Devemos compreender que nem todo olhar é malicioso, existe a admiração, o respeito,e a discrição então, não se pode generalizar, por exemplo: um primeiro olhar acompanhado de virar o pescoço sem querer perder de vista é cobiça, já um olhar inevitável de primeiro mão, o qual nenhum ser humano é capaz de evitar, não se caracteriza cobiça, mas admiração, só se torna cobiça o olhar seguido do desejo de possuir...Ae vezes o ser humano, julga o próximo sem saber quais são as reais intenções, por isso que um bom diálogo e resolve caso mais sérios... Tenha uma boa tarde. E que dá próxima vez, abra mais os olhos, porém, não deixe de saber as verdadeiras intenções através do diálogo franco, sincero e aberto com seu companheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raríssimos os casos de um homem olhar para uma mulher só por admiração! Raríssimos só o primeiro olhar! O segundo olhar, o de cobiça, já está na mente do homem! Parece um adesivo!

      Excluir